terça-feira, 30 de junho de 2009

Alunos de medicina da UFSCar resolvem fazer greve em curso

O blog da greve adverte: notícia extraída da mídia burguesa (quer dizer, contêm distorções)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u588454.shtml


Os estudantes de medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) estão em greve para pressionar a reitoria da universidade a melhorar o curso e a prefeitura a desenvolver a rede municipal de saúde, aonde eles cumprem a parte prática da graduação.

A assembleia que decidiu pela paralisação por tempo indeterminado, na semana passada, reuniu 148 dos 158 estudantes do curso de medicina.

Na pauta dos alunos estão, entre outras reivindicações, implementação de novas equipes do Programa de Saúde da Família pela Prefeitura de São Carlos, a conclusão do segundo módulo do Hospital-Escola Municipal até abril de 2010, investimentos em pesquisa, recursos humanos e infraestrutura nas instalações do curso, bolsas para os preceptores dos alunos e intervenção do MEC.

Instalada há quatro anos, a graduação em medicina da UFSCar funciona de maneira integrada ao sistema de saúde da cidade e é voltada para a formação de médicos para a rede pública municipal.

Segundo o reitor da UFSCar, Targino Filho, a universidade está ciente das dificuldades enfrentadas pelo curso, que está sendo construído enquanto a primeira turma ainda está em formação. "Mas se tivéssemos que ter 100% pronto para cada curso que fossemos abrir, a UFSCar não existiria", diz.

A prefeitura diz que o cronograma de entrega de obras e serviços de saúde usados pelos alunos está em dia.

Um comentário: