terça-feira, 9 de junho de 2009


REPUDIEMOS A CRIMINOSA REPRESSÃO POLICIAL CONTRA ESTUDANTES, PROFESSORES E TRABALHADORES DA USP! PELA LIBERTAÇÃO IMEDIATA DOS PRESOS!




A reitoria da USP comandada por Suely Vilela e o governo Serra mostraram hoje, 9 de junho, sua real faceta ao reprimir brutalmente a mobilização pacífica dos estudantes, trabalhadores e professores da USP, UNESP e Unicamp. Os três setores das universidades estaduais paulistas marcaram esta mobilização, que reuniu cerca de 1500 pessoas, para defender uma questão democrática elementar: a retirada das tropas policiais que há dias ocupa a universidade, impedindo a convivência no campus, violando a autonomia universitária, e como uma tentativa de impedir os trabalhadores de exercer seu direito de greve garantido pela constituição.
Como se não bastasse a violência que significa a ocupação do campus pela polícia, agora reprimi-se duramente a mobilização. A repressão de hoje se assemelhou a uma batalha campal, em que policiais fortemente armados lançaram bombas e atiraram com balas de borracha contra a manifestação pacífica, invadindo o prédio da FFLCH na USP, protagonizando uma verdadeira caça aos manifestantes não vista sequer nos tempos da ditadura militar. O motivo real da repressão é que ficava cada vez mais claro que a mobilização pela retirada da polícia do campus é legitima, enquanto os intransigentes e autoritários são Suely Vilela e Serra. O saldo: vários feridos e presos.
Enquanto os estudantes lançavam flores contra a polícia, estes respondiam com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Neste exato momento dois trabalhadores da USP estão presos. Claudionor Brandão, dirigente do SINTUSP demitido pela reitoria por perseguição política que busca acabar com o direito constitucional dos trabalhadores de se mobilizarem por suas demandas, e outro funcionário do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Já há uma delegação composta por professores, advogados, representantes de organizações de direitos humanos, estudantes e trabalhadores na porta da delegacia reivindicando a libertação dos pressos. Portanto, temos que nos dirigir já ao 93 DP para exigir a libertação imediata dos presos! Não podemos permitir que além desta brutal repressão, prendam trabalhadores que se manifestavam pacificamente por seus direitos democráticos.
Esta repressão criminosa mostra que a reitora Suely Vilela, o governo Serra, e o secretrário de segurança pública do estado de São Paulo, Ronaldo Marzagão, são os grandes culpados por esta situação. São eles os que rompem o diálogo, e respondem à mobilização pacífica com esta violenta repressão. Portanto temos que exigir a imediata renúncia do secretário Ronaldo Marzagão e fora Suely Vilela!

Todos ao 93 DP! (Avenida Corifeu de Azevedo Marques nº4300) Pela libertação imediata de todos os presos!




Fora a polícia do campus! Fora Suely Vilela!

Fora Ronaldo Marzagão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário